I EXPO AEROESPACIAL 1973

O  1º SALÃO AEROESPACIAL BRASILEIRO

Em junho de 1970, o Brigadeiro Paulo Vitor, nesta época Diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), visitando o recém construído Pavilhão de Exposição do Anhembi, conversou como o Sr. Osmar Guaselli da Cia. Alcântara Ltda. Pensou na possibilidade de aproveitar a enorme estrutura metálica do Pavilhão para a exposição de aviões, numa grande feira da Indústria Brasileira.

Alcântara Machado ao estudar a idéia decidiu organizar um Salão muito maior. Nos moldes dos importantes salões aeroespaciais de Le Bourget (França) e Farnborough (Inglaterra). Mas para isso seria necessário fazer o salão brasileiro o local de encontro entre os grandes fabricantes e grandes compradores.

O objetivo da feira era basicamente comercial. Queriam reunir de um lado representantes dos principais fabricantes e de outro, representantes dos governos e empresas aeronáuticas da América Latina, o Salão seria uma porta de entrada para o comércio latino americano. E, também, seria a primeira oportunidade para os brasileiros mostrarem para o mundo os produtos da sua então jovem e dinâmica indústria aeroespacial, que já contava com três fábricas de aviões, uma fábrica de mísseis e centenas de empresas de aeropeças.

 Em 1972 o Projeto do Salão recebe o apoio da Aeronáutica Brasileira. Os detalhes, contatos internacionais e localização do Salão Internacional Aeroespacial foram providenciados por uma Comissão Coordenadora. Os locais decididos foram: no Anhembi, exposição estática de peças, equipamentos, turbinas e mísseis; no Aeroporto de São José dos Campos, as demonstrações de vôo e a apresentação das aeronaves.

 Pra que a Feira fosse realizada exigiu a construção de um viaduto e um trevo rodoviário na Via Dutra; construção de mais de 2 km de estrada pavimentadas e estacionamentos; e a preparação de uma área gramada de 85.000 m² junto ao aeroporto de São José dos Campos, onde ergueu-se os chalés rústicos para abrigar estandes.

 Desta forma, o 1º Salão Internacional Aeroespacial no Brasil se tornou realidade graças aos esforços do Ministério da Aeronáutica e da Alcântara Machado Comércio e Empreendimentos e ao apoio dos Governos do Estado de São Paulo das Prefeituras de São Paulo e de São José dos Campos.

 Seria na ocasião a oportunidade para demonstrar a industria aeroespacial brasileira que começara a se destacar.