Colégio Juarez Wanderley:

No ano em que a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) comemora 40 anos de existência, o Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, mantido pelo Instituto Embraer em São José dos Campos, formará a quinta turma de estudantes do ensino médio, alcançando a marca de 1.000 alunos formados.

Considerado uma das melhores escolas do país, o Colégio Embraer alcançou neste ano a média de 82% de alunos aprovados em faculdades públicas --federais e estaduais. Ou seja, mais do que formar o aluno no ensino médio, a escola tornou-se um caminho seguro para se chegar ao nível superior em universidades de comprovada qualidade.

Virtude atestada pelos estudantes que venceram a concorrência de 25 candidatos por vaga para entrar na escola, que dá gratuitamente ensino, uniforme, material didático, alimentação e transporte para todos os 600 alunos da unidade. Por regra, todos oriundos de escolas públicas.

Anualmente, desde 2002, milhares de jovens de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Caçapava disputam as 200 vagas abertas no Colégio Embraer. Na última seleção, o número de candidatos chegou a 5.000. A expectativa da direção é bater o recorde de inscrições neste ano.

CURRÍCULO - Todos os estudantes que entram no Colégio Embraer frequentam, desde o primeiro ano, o Programa Pré-Universitário nas três áreas de ensino superior --exatas, humanas e biológicas.

Podem escolher uma delas e ainda trocar para outra ao longo do curso, recebendo orientação sobre as diversas profissões, apoio vocacional e noções do mercado de trabalho.

Ao final dos três anos, explica o educador Jamerson Peixoto, diretor do Colégio Embraer, os estudantes estão mais maduros para definir o futuro. Para tanto, mais do que ensinar disciplinas, a meta da escola é incutir um projeto de vida em cada aluno.